Menu

11 abril 2013

Atraso no repasse complica a manutenção em escola de Sinop

Sinop: escola estadual está sem manutenção por falta de repasses

Fonte: Só Notícias/Thais Festa
11 de Abril de 2013 - 11:07

Alunos e pais dos estudantes da escola estadual Edna Dalabeta, no bairro Novo Umuarama, pedem melhores condições para a unidade de ensino. De acordo com a reclamação, feita ao Só Notícias, "as salas de aula estão sujas e sem pintura há anos, os ventiladores mal funcionam, janelas sem vidros, mesas de professores com pregos aparecendo", entre outras. A situação também preocupa pais e mães de alunos com relação a segurança e bem estar das crianças. Atualmente cerca de 330 alunos fazem parte do quadro de estudantes até o sexto ano.

O assessor pedagógico do município, Paulo Sérgio da Silva, explicou que a manutenção da escola é feita com o recurso do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). São feitos, por ano, quatro repasses da Secretaria de Estado de Educação. Sendo um a cada trimestre. "O primeiro repasse do ano está atrasado".

A Assessoria Pedagógica também informou que deverá entrar em contato com o secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes, para solicitar uma previsão para regularizar o repasse.

A unidade, conforme Só Notícias já informou, está entre as escolas municipais que foram estadualizadas, no ano passado, como a do menino Jesus, Bom Jardim e a Thaigo Aranda. O objetivo foi o de equilibrar o atendimento dos alunos. A estrutura física (prédio e mobiliário) das unidades também foi repassada ao Estado, em regime de comodato, inicialmente com prazo previsto de cinco anos. O município deixou de investir aproximadamente R$ 3 milhões, anualmente, para manutenção destas unidades.