Transtorno de Atenção pode ser controlado para melhorar
rendimento escolar, diz psicóloga
Treinar-se para prestar atenção e manter compromissos em
ordem ameniza sintomas que persistem por toda a vida
Também conhecido como Distúrbio de Déficit de Atenção (DDA),
o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) tem como sintomas
básicos a falta de atenção, a impulsividade e a agitação motora. Em crianças e adolescentes, a consequência comum do transtorno é mau rendimento escolar. Mas o problema é vitalício e, se não for tratado, compromete muito mais que o desempenho nas provas.
Especialistas não chegaram a um consenso sobre as causas do TDAH. Ele pode ser transmitido geneticamente pelos pais, pode decorrer de uma disfunção neuroquímica e também ser influenciado por fatores como ambiente familiar, exposição ao chumbo e consumo de álcool e tabaco pela mãe durante a gestação. Ou ainda, pode ocorrer por conta da junção de todos esses motivos.
“O tratamento é medicamentoso, com acompanhamento do psiquiatra ou do neurologista e da terapia com psicólogo”, explica a psicóloga Adriana Nobre de Paula Simão.
No mestrado e no doutorado, Adriana estudou a ocorrência do transtorno de atenção em crianças encaminhadas para avaliação neuropsicológica e constatou que cada paciente precisa de uma receita diferente para controlar o déficit de atenção.
“Pais e professores precisam incentivá-los a se organizar e acompanhá-los mais de perto que as outras crianças. Algumas precisam sentar mais perto da professora, para outras, o melhor é ter um amigo que o ajude, que lembre de anotar as coisas”, exemplifica Adriana.
Também não existe cura para o TDAH, por isso o tratamento pretende tornar o paciente apto a controlar todos os sintomas do transtorno, esclarece a psicóloga. “Fazemos treino de atenção, de organização, de planejamento. A pessoa tem que melhorar a própria atenção”, descreve.
DIAGNÓSTICO
Diferentemente de outros transtornos (como o Bipolar), o déficit de atenção se manifesta da mesma forma em qualquer situação, independentemente do nível de estresse ou tipo de emoção experimentada. “Para ter o diagnóstico, tem que ter os mesmos sintomas em todos os lugares”, esclarece a psicóloga.
Há três tipo de TDAH: o inatento, o hiperativo e o combinado. Os dois primeiros têm nove sintomas típicos e o paciente precisa apresentar ao menos seis deles por seis meses para ser diagnosticado portador. Para ter o TDAH combinado, a pessoa precisa manifestar seis sintomas do tipo inatento e outros seis do tipo hiperativo por seis meses.
Confira os sintomas de cada tipo do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH):
Tipos de TDAH
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Inatento
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Hiperativo
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Combinado
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esquece atividades
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abandona sua cadeira em sala de aula ou em outras
situações
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reúne todos os sintomas dos outros dois tipos de TDAH
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tem dificuldade de manter atenção em tarefas
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agita mãos e pés ou se remexe na cadeira
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não escuta quando lhe dirigem a palavra
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corre em demasia em situações inapropriadas
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não segue instruções ou não termina seus deveres
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está sempre a mil por hora
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tem dificuldade para organizar tarefas
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fala em demasia
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perde coisas indispensáveis
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dá respostas precipitadas antes da pergunta finalizada
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distrai-se facilmente
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dificuldade para aguardar sua vez
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não presta atenção a detalhes
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interrompe ou se intromete nos assuntos dos outros
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evita ou reluta em assumir atividades que exigem esforço
constante
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sempre deve estar fazendo algo
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