04 outubro 2012

Projeto parceria Pissinati e UFMT

UFMT E PISSINATI
Educação em saúde como ferramenta para desenvolver a adolescência com qualidade de vida, através de parceria universidade e comunidade escolar.

A Universidade Federal de Mato Grosso é parceira da escola Pissinati já alguns anos.  O professor Francisco Moacir Pinheiro Garcia, que ministra a disciplina de saúde do adolescente no curso de Enfermagem e desenvolve projeto de extensão cadastrado no SIGProj, contribui com a nossa instituição através de ações, enfocando a saúde  dos  adolescente com os  alunos dos 7º, 8º e 9º anos. Os acadêmicos do curso de Enfermagem, sob a supervisão do professor, desenvolvem as atividades através de oficinas educativas e palestras, abordando assuntos de interesse do público adolescente.

Todo trabalho segue uma metodologia. Primeiramente a professora de Ciências trabalha o tema reprodução humana, em seguida conversa com os alunos sobre o projeto da UFMT e solicita que elaborem perguntas ou escrevam as dúvidas que tenham sobre o tema trabalhado. Os questionamentos são repassados ao professor Francisco que encaminha aos acadêmicos participantes do projeto para que possam elaborar o material de trabalho e definir a data das ações educativas na instituição, em seguida as atividades são realizadas no colégio sob a supervisão do professor.

No dia 01/10, nas salas compartilhadas, o 8º ano E participou da palestra. Em seguida, em espaço reservado, os alunos tiveram a oportunidade de uma consulta de enfermagem com os acadêmicos da UFMT, para avaliar o desenvolvimento e crescimento desses adolescentes assim como peso estatura, alimentação e sexualidade. O tema sexualidade é trabalhado de acordo com a fase e dúvidas do aluno, além de esclarecer sobre o corpo humano, outro aspecto muito importante é abordado, como o respeito pelo próximo.
O trabalho será realizado com outras turmas, conforme cronograma elaborado.
Os adolescentes necessitam de orientação e informação com profissionais de saúde para que possam desenvolver sua adolescência com qualidade de vida.

O professor Francisco é um grande parceiro da escola, além deste trabalho, também contribui com a Sala do Educador. Agradecemos pela sua contribuição e contamos pela continuidade desta parceria.
Acesse o link a seguir para ver mais fotos.